23/01/2023

thumbnail

Na Argentina Lula e Haddad falam da criação da nova moeda única

Na manhã desta segunda-feira (23), o presidente Lula discursou na Argentina e falou sobre a criação de uma moeda única em parceria com o país vizinho. 

De acordo com o presidente, a nova moeda será criada com o objetivo de fortalecer a economia dos dois países e estimular o comércio entre eles. A moeda única, cujo ainda está em estudo, será utilizada para facilitar as transações comerciais e financeiras entre Brasil e Argentina, o presidente Lula citou ainda a possibilidade de estender essa moeda para todo o bloco econômico do mercosul.

A criação da nova moeda única também foi vista como uma forma de enfrentar as pressões internacionais, já que ela pode ajudar a reduzir a dependência dos dois países da principal moeda internacional o dólar.

Em coletiva Haddad afirmou que a ideia é criar um mecanismo para reduzir as dificuldades comerciais entre Brasil e Argentina e confirmou que conversou com o ministro da Economia da Argentina, Sérgio Massa sobre o assunto.

Sérgio Massa ministro da economia da Argentina em entrevista ao Financial Times, comparou a idéia da moeda única ao Euro “Isso que a gente tá quebrando a cabeça pra encontrar uma solução. Alguma coisa em comum, alguma coisa que permita a gente incrementar o comércio porque a Argentina é um dos países que compram manufaturados do Brasil e a nossa exportação para cá está caindo”, disse.

Em discurso o presidente Lula falou, “O que nós estamos tentando trabalhar agora é que nossos ministros da Fazenda, cada um com sua equipe econômica, possa nos fazer uma proposta de comércio exterior e de transações entre os dois países, que seja feito numa moeda comum a ser construída com muito debate, muitas reuniões. Isso é o que vai acontecer”, disse.

“Se dependesse de mim, a gente teria comércio exterior sempre nas moedas dos outros países para que a gente não tenha que depender do dólar. Por que não tentar criar uma moeda comum entre os países do Mercosul? Por que não tentar criar uma moeda comum entre os países do BRICS?”, disse.

As equipes dos ministérios da economia dos dois países estão em fase de estruturação da idéia.



Tags :

Compartilhe no telegram



Siga no twitter